K) Haskalá - O Iluminismo Judaico
×
K) Haskalá - O Iluminismo Judaico
K) Haskalá - O Iluminismo Judaico
R$ 30,00
Chama-se de Haskalá o Iluminismo judaico.
Embora alguns autores chamem de Iluminismo o movimento cultural que se desenvolveu na Inglaterra, na Holanda e na França, nos séculos XVII e XVIII, a história registra a sua presença também em outros países.
Na Alemanha a figura proeminente foi o filósofo Moisés Mendelssohn (1729-86), avô do famoso compositor Felix Mendelssohn-Bartoldy. Com ele, foi possível anotar a existência de um Iluminismo judaico, na Europa, com todas as suas características de investigação e da experiência, como forma de conhecimento; a crença nos direitos naturais, a crítica ao absolutismo e aos privilégios da nobreza e do clero, além da defesa da liberdade política e econômica e da igualdade de todos perante a lei.
O Acadêmico Arnaldo Niskier, para elaboração de Haskalá, o Iluminismo Judaico, iniciou suas pesquisas pela Biblioteca Rosentaliana, de Amsterdã e as completou no Jewish Theological Seminar, de Nova York. Teve a preciosa colaboração de Ruth Niskier.
Niskier é Membro do Centro de História e Cultura Judaica, é autor de importantes obras sobre o judaísmo, entre elas, Sabedoria Judaica, Editora Sêfer, Shach - As lições de um sábio, Edições Consultor, Padre Antonio Vieira e os Judeus, Editora Imago.
Mais de 100 livros seus já foram publicados, muitos deles sobre Educação e Cultura.
Adaptou obras importantes da literatura e tornou-as acessíveis e mais palatáveis aos jovens.
Assumiu a presidência do CIEE – Centro de Integração Empresa Escola, no Rio de Janeiro, lutando pela boa formação profissional de estudantes brasileiros.